Sobre o acervo

No dia 31 de maio de 2013 alguns conteúdos do Portal EducaRede - projeto da Fundação Telefônica (em parceria com o Cenpec e a Fundação Vanzolini) –  foram desativados.

Educarede_saidoar_comocopiar1

Para que tutoriais, entrevistas, planos de aula e matérias jornalísticas realizadas ao longo de 10 anos não fossem perdidas, replicamos os textos aqui neste blog. A ideia surgiu em uma conversa entre mim e a Bianca Santana,  logo que soubemos que o material sairia do ar. Bianca, inconformada, sugeriu: “Pri, por que não criamos um blog para manter todo esse acervo maravilhoso disponível”? Concordei na hora. De fato, o EducaRede foi um trabalho muito importante  na minha trajetória profissional. Mas, como tínhamos poucos recursos para investir em toda a infra que essa ideia pedia (domínio, hospedagem, redator, programador e designer), fomos fazendo aos poucos.

A reprodução dos conteúdos do EducaRede para o formato de blog foi feita pela jornalista Priscila Cavallieri. Como o objetivo é oferecer o acervo em sua produção original, alguns sites indicados na seção “Educalinks” podem não estar ativos, já que a pesquisa foi feita entre os anos de 2001-2004, época em que não havia ferramentas online de catalogação de links (bookmark). As reportagens, artigos e entrevistas da seção “Revista EducaRede” também são datadas (2002-2011) e podem ser vistas como representativas de um momento específico na história da educação com tecnologias digitais. Não teremos atualização de nenhum conteúdo aqui exposto, o objetivo é mesmo a preservação e, claro, estimular a pesquisa, a geração de novas ideias e as remixagens.

Boas leituras (e releituras)!

Priscila Gonsales
Diretora do Instituto Educadigital

Este blog está sob licença Creative Commons — Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC). Isso significa que você é livre para compartilhar, adaptar e recombinar o conteúdo livremente, desde que credite o Acervo EducaRede e não use a obra para fins comerciais.

Para saber mais sobre a licença clique aqui.