Criando manchetes de jornal

Criando manchetes de jornal

Disciplina:

Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Fundamental – 5ª a 9ª
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto

Nas aulas de análise da estrutura do texto jornalístico, depois de trabalhar com alguns jornais e explorar os sentidos das manchetes, o professor pode propor uma situação engraçada que favoreça a compreensão do sentido da manchete e de sua relação com o texto.

Para começar, proponha a atividade de escrita em grupo. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em uma folha, cada aluno escreve o nome do personagem da notícia, evitando que seus companheiros leiam. Para isso, solicite que dobrem o espaço escrito da folha. Em seguida, devem passá-la ao colega do lado.

Peça-lhes que, adotando a mesma estratégia, escrevam:

  • um verbo para indicar o acontecimento;
  • o local em que o acontecimento se desenvolveu;
  • o momento do fato.Ao terminar a rodada, cada grupo terá quatro manchetes que serão lidas e uma eleita para socializar para classe. Um exemplo:
    DONA DE CASA RONCA NO CONSULTÓRIO DO DENTISTA À MEIA-NOITE

    Essa dinâmica divertida dinamiza a aula, motiva os alunos e favorece a percepção de que a manchete é importante para despertar o interesse e a curiosidade do leitor. Finalmente, o grupo deverá criar um texto que explique o acontecimento da manchete escolhida.

    Texto original: Vera Lúcia Moreira
    Edição: Equipe EducaRede

     

(CC BY-NC Acervo Educarede Brasil)

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