REA|terça-feira, dezembro 11, 2018

Abel Packer 

Abel_Packer-140x140Coordenador gestor do SciELO Books

Entrevista dada para Carolina Rossini no dia 30/03/2012.

O que representa o Scielo Books no contexto do acesso ao conhecimento científico?

O livro é um meio clássico de comunicação de pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento. Na base de dados de periódicos do SciELO Brasil os livros recebem em torno a 22% das citações de todos os artigos. Mas, nas ciências humanas essa porcentagem é maior que 50%. O SciELO Livros complementará o SciELO Periódicos e deve constituir-se em referência de indexação, publicação e acesso de livros acadêmicos em formato digital. O acesso deverá crescer em taxas crescentes a medida que aumenta o número de livros, como aconteceu com os periódicos da coleção SciELO Brasil, que, em 2011, receberam uma média de 1,2 milhões de downloads por dia.

Qual a missão do Scielo Books?

 O SciELO Books tem a missão de fortalecer e desenvolver capacidades e infraestruturas para a editoração e publicação de livros acadêmicos de qualidade crescente seguindo o estado da arte internacional. O SciELO Books trabalhará juntamente com as editoras nos processos de controle de qualidade, editoração e montagem dos livros nos formatos de livros eletrônicos, como o EPUB por exemplo. O SciELO Livros utilizará todos os meios e soluções disponíveis para maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto dos livros. Nesse processo, a perspectiva é promover a inserção internacional da editoração e publicação de livros acadêmicos do Brasil e demais países que venham integrar a Rede SciELO Livros.

Qual o atual modelo de sustentabilidade do Scielo Books?

 A sustentabilidade do SciELO Books está baseada, em primeiro lugar, no compartilhamento de recursos humanos e infraestruturas do Programa SciELO; em segundo lugar, na contribuição que as editoras aportarão com base no número de livros que disponibilizarão anualmente; e, em terceiro lugar, na comissão das vendas dos livros que venham a ser comercializados pela editoras. Como o SciELO Books vai privilegiar o acesso aberto nossa expectativa é desenvolver projetos e convênios com instituições governamentais ou de interesse público ou de patrocinadores para o financiamento da publicação de coleções de livros por meio do SciELO Livros.

Quais os próximos passos do projeto e seus maiores desafios?

 Por um lado, o SciELO Livros continuará o desenvolvimento da sua plataforma metodológica e tecnológica para cumprir plenamente seus objetivos de melhorar a qualidade e aumentar a visibilidade, o uso e impacto dos livros publicados. Em segundo lugar, expandir a rede com novas editoras do Brasil e estabelecendo coleções nacionais nos demais países que pertencem à Rede SciELO.

Adicionar um comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Por favor, repita o código descrito acima