REA|domingo, setembro 23, 2018

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Conferência realizada na FAPESP fala sobre a abertura da ciência

Texto publicado em Agência FAPESP Quando se trata de abertura da ciência, é fácil defender o livre acesso aos artigos científicos e dados de pesquisas. Mais difícil é colocar isso em prática. Em linhas gerais, essa foi a posição dos três palestrantes que participaram da conferência “Science as an open enterprise: open data for open science”, realizada na sede da FAPESP, em São Paulo, reunindo o editor-chefe da revista ...[LEIA MAIS]

Seminário Internacional “Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura”

O ‘Seminário Internacional: Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura’ propõe reunir gestores públicos e privados, pesquisadores e comunidade académica interessados em sistemas de informações culturais com interfaces colaborativas e arranjos de integração para acervos digitais de bibliotecas, arquivos e museus. O objetivo é fomentar o debate e apresentar os resultados da parceria entre o Ministério da Cultura e a União Europeia, realizada por meio do programa de ...[LEIA MAIS]

Políticas de Recursos Educacionais Abertos no Mundo

Em tempos de veto ao Projeto de Lei que previa REA no Estado de São Paulo, é interessante analisarmos o inquérito realizado pela UNESCO e Commonwealth of Learning (COL) e financiado parcialmente pelo William e Flora Hewlett Foundation, preparado durante o Congresso Mundial de REA (ver aqui e aqui) em junho/2012, para verificar o andamento de iniciativas e políticas públicas de REA pelo mundo. Os questionários foram enviados aos ...[LEIA MAIS]

Estados Unidos: lei de acesso à pesquisa financiada pelo governo é apresentada

Deputados americanos apresentaram em fevereiro passado, legislação para aumentar a abertura, transparência e acessibilidade dos resultados de pesquisa científica com financiamento público. A Fair Access to Science and Technology Research Act (FASTR) exige que as agências federais com orçamentos anuais de pesquisa na ordem de US$ 100 milhões ou mais, devem oferecer ao público o acesso online para pesquisas decorrentes da investigação financiada pelo governo no prazo de seis ...[LEIA MAIS]

Transformação 3.0: avaliando os 4 “erres” do REA

*Atualizado em 11/03/2013 O Transformação 3.0 é um curso destinado aos professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que busca incentivar o uso das novas tecnologias em sala de aula. Esse curso e outros, estão disponíveis na plataforma Educopédia e está licenciado em CC-BY-NC-SA. A aula 23 do curso é toda dedicada a apresentar os recursos educacionais abertos aos professores. Para ter acesso ao curso visite a ...[LEIA MAIS]

Mutirão de edição da Wikipédia entre e para mulheres

Que tal se tornar uma editora da Wikipédia e ajudar a aprimorar os verbetes relacionados às mulheres? No próximo sábado, dia 2 de março, em homenagem às mulheres por conta de seu dia internacional em 8 de março, os voluntários dos projetos Wikimedia estão organizando um mutirão de edição da Wikipédia. Os verbetes editados serão relacionados às mulheres e feminismo. Onde? No The Hub São Paulo –  Rua Bela ...[LEIA MAIS]

Próximos passos e ações para Política Pública de REA no Estado de São Paulo

No dia 22/02, membros da comunidade REA Brasil se reuniram presencialmente, para refletir sobre as próximas ações  e encaminhamentos para fomentar uma política pública de REA no estado de São Paulo, após o veto do PL 989/2011. Um convite aberto foi publicado na lista de emails da comunidade REA Brasil e compartilhamos para quem não pode comparecer um Pad com todas as ideias e sugestões que surgiram por lá. O ...[LEIA MAIS]

São Paulo State Governor vetoes OER Bill

*Traduzido e adaptado por Carolina Rossini We are sorry communicate that the São Paulo governor Geraldo Alckmin (PSDB) vetoed in its entirety the PL 989/2011, because of a perceived conflict of powers between the Executive and the Legislative branches in the State of São Paulo. PL 989/2011 – which was approved by all committees of the Sao Paulo Legislative Chamber (ALESP) back in December 2012, aimed to establish the ...[LEIA MAIS]

Flax Library: recurso para o ensino de idiomas

Alannah Fitzgerald, da Universidade de Oxford, em workshop promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em São Paulo, no dia 18/02, apresentou recurso para professores de ensino de idiomas trabalharem, promoverem e compartilharem seus próprios Recursos Educacionais Abertos. O projeto REA Brasil esteve presente e compartilhamos com vocês os principais pontos abordados. O Flax Library (Flexible Language Acquisition), apresentado por Alannah,  oferece uma vasto repertório de exercícios que podem ajudar ...[LEIA MAIS]

Opinião da comunidade sobre o veto do PL REA

O veto ao PL REA por “vício de origem” provocou a reação da comunidade de Recursos Educacionais Abertos. Esse post é aberto a todos que quiserem se manifestar e deixar aqui a sua opinião. Opinião da Comunidade Carolina Rossini - advogada especialista em propriedade intelectual e uma das fundadoras do projeto REA Brasil “O veto é questionável juridicamente e demonstra uma visão míope do objetivo dos Recursos Educacionais Abertos. Os ...[LEIA MAIS]
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