REA|segunda-feira, março 30, 2015

Blog

Vídeo: saiba o que são os Recursos Educacionais Abertos e como encontrá-los

Texto de Jamila Venturini É com grande satisfação que a Open Knowledge Brasil (OKBr), o Instituto Educadigital (IED), o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e a Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) lançam o vídeo “Recursos Educacionais Abertos”. A iniciativa é um dos resultados do projeto MIRA – Mapa Interativo de Recursos Abertos. O vídeo – disponível em português e com legendas em inglês e espanhol – ...[LEIA MAIS]

Unesco e Unicamp lançam cátedra em educação aberta

Por Jamila Venturini em Open Knowledge Brasil Será inaugurada no dia 11 de novembro, a Cátedra em Educação Aberta da Universidade de Campinas (Unicamp) em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura). Na ocasião, Celso Costa, diretor Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, dará a palestra inaugural com o título “Trajetória da educação aberta nos meus caminhos de professor”. Costa ...[LEIA MAIS]

Projetos de lei preveem abertura de materiais adquiridos pelo poder público

Publicado em Observatório da Educação em 23/10/2014 Propostas estão em tramitação nas Assembleias Legislativas do Paraná, de São Paulo e do Distrito Federal e na Câmara dos Deputados Desde 2011, iniciativas de incorporação de Recursos Educacionais Abertos (REA) às políticas públicas de educação se proliferaram pelo país, com o objetivo de tornar os materiais produzidos ou adquiridos pelo Estado em bens públicos. Há hoje, propostas estão em tramitação nas ...[LEIA MAIS]

Estudo indica que muitos recursos educacionais digitais têm restrições de uso e distribuição

Publicado em Observatório da Educação em 23/10/2014 Pesquisa mapeou 22 portais de recursos educacionais. Apesar da intenção de liberar conteúdos, desconhecimento de licenças livres e Lei de Direitos Autorais restritiva ainda são desafios para a abertura de materiais para uso educacional Debate Desafios da Conjuntura, promovido pelo Observatório da Educação na terça-feira (10/09), apresentou os resultados da pesquisa Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua ...[LEIA MAIS]

Recursos abertos podem ajudar na transformação da escola, apontam especialistas e docentes

Publicado em Observatório da Educação em 23/10/2014 Durante o debate de lançamento da pesquisa “Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula (saiba mais)”, na terça (30/09), Jamila Venturini, coordenadora do estudo, apontou que nenhum entrevistado discordou da necessidade de transformação da escola e que todos veem a incorporação de Recursos Educacionais Abertos (REA) como um dos desafios. A percepção também ...[LEIA MAIS]

Recursos Educacionais Abertos

Texto de Maurício Massaru Arimoto* publicado no Estadão em 24/10/2014 Obs: Esse texto não possui licença aberta O rápido avanço nas tecnologias computacionais e de comunicação tem alterado de forma significativa o modo com que a sociedade se comunica e conduz seus negócios. De forma análoga, a área de educação tem passado por transformações ao longo dos anos, como resultado da evolução dessas tecnologias: a educação na sociedade contemporânea ...[LEIA MAIS]

Última chamada para o Curso Aberto de Ubuntu Básico

Olá! Você se encontra em uma dessas situações? – Tem medo de usar seu computador pois ele está cheio de vírus? – Formata seu computador que trava toda hora? – É um estudante ou profissional que precisa aprender softwares livres para impulsionar sua carreira? Então este curso é para você. Ainda dá tempo. O Curso Aberto e Livre (MOOC) de Ubuntu foi iniciado na segunda-feira (20/10), mas as inscrições ...[LEIA MAIS]

Programa de Webinars para América Latina e Caribe 2014

Por mais de três anos a IFLA Continuing Professional Development and Workplace Learning e a IFLA New Professionals Special Interest Group  tem oferecido, com muito sucesso, diversos webinars abordando temas de interesse para bibliotecários, associações de bibliotecas, escolas de biblioteconomia, tomadores de decisões e profissionais atuando em bibliotecas.  Agora, em parceria com a IFLA Latin American and the Caribbean Section e o Curso de Ciências da Informação e da Documentação ...[LEIA MAIS]

REA PARANÁ: ação interinstitucional da UFPR e UTFPR

O Programa de Recursos Educacionais Abertos do Paraná – REA PARANÁ – é uma a ação interinstitucional planejada em 2013 e criada em 2014 pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A iniciativa veio da Professora Doutora Marineli Joaquim Meier da UFPR e do Professor Doutor Henrique Oliveira da Silva da UTFPR, em busca da implementação do Projeto REA no Paraná. O objetivo é disseminar as ...[LEIA MAIS]

Estudo indica que muitos recursos educacionais digitais na rede têm restrições de uso e distribuição

A publicação “Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula”, lançada no dia 30/09, traz resultados de uma pesquisa realizada pela Ação Educativa, com apoio da Wikimedia Foundation, que identificou os principais atores do campo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no país, assim como as oportunidades e obstáculos para o uso e a apropriação destes materiais em ...[LEIA MAIS]
Page 3 of 5012345...102030...Last »