REA|segunda-feira, dezembro 10, 2018

Jacira Cersósimo e Orozimbo José Daolio 

SAM-140x140Jacira e Orozimbo são estudantes de pedagogia na modalidade de Educação a Distancia no polo de Bragança Paulista do Centro Universitário Claretiano e o tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) deles foi Recursos Educacionais Abertos.

Entrevista concedida a Débora Sebriam em 07/2012

REA Brasil: Como e quando vocês descobriram REA?

Jacira e Orozimbo: Eu Jacira fiquei sabendo de REA através da convivência no curso de Pedagogia que cursamos juntos aqui em Bragança Paulista, enquanto que o colega de turma Orozimbo teve contato com a comunidade de Software Livre e do compartilhamento das fontes de software no trabalho que desempenha aqui em Bragança com inclusão digital. Daí para REA foi um pulo.

REA Brasil: Para vocês o que é REA?

Jacira e Orozimbo: Entendemos que REA não é a solução para todos os problemas relacionados à educação no Brasil, porém REA nos traz a expectativa da universalização da educação e dessa possibilidade das pessoas envolvidas participarem do presente e criarem o futuro.


REA Brasil: De onde surgiu a motivação para escrever um TCC sobre REA?

Jacira e Orozimbo: O tema é apaixonante, o curso de pedagogia foi muito exigente numa nova postura perante a educação, além da nossa formação ser em EAD. Pensamos também em contribuir com algo novo que traz esperança para uma educação com qualidade.

REA Brasil: Como vocês acham que o estudo de vocês pode contribuir para que mais professores saibam o que é e adotem REA?

Jacira e Orozimbo: Fundamental é o engajamento perante a comunidade local, como uma primeira impressão, mas sabemos que REA é um conjunto e uma vivência exigindo formação para uso completo do seu ciclo. Um posterior aprofundamento requer instâncias políticas e um movimento coletivo.


REA Brasil: O que diriam para os educadores que desejam começar a trabalhar por e com REA?

Jacira e Orozimbo: Max Haetinger educador palestrante que esteve aqui em Bragança por esses dias afirmou que em 3 ou 4 anos cada aluno terá um computador em sala de aula, portanto a necessidade é premente dos educadores se atualizarem em cultura digital e os REA serão a cereja no bolo.  Seria interessante um projeto piloto de criação e divulgação dos REA numa escola do sistema de ensino municipal. Vamos adiante!

O TCC da Jacira e do Orozimbo está no nosso canal do Slideshare, aqui.

Adicionar um comentário

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Por favor, repita o código descrito acima