REA|quarta-feira, novembro 14, 2018

REA no Mundo

Nesta página apresentamos uma série de projetos e repositórios de REA de outros países ou de consórcios com representantes de diferentes países. Todos os projetos possuem mecanismos de busca internos, mas abaixo você também encontrará mecanismos de busca REA.

Todos os repositórios aqui listados possuem licenciamento aberto unificado, caso você esteja procurando projetos REA no Brasil veja a página “REA no Brasil“. Olhe também a pagina de “Projetos Mistos” para ver uma lista de projetos ou repositórios sem licenciamento aberto unificado ou que possuem recursos REA e recursos que não são REA.

Caso você tenha repositórios para sugerir a inserção nesta lista, entre em contato no reabrasil2011@gmail.com e caso tenha dúvidas consulte as Perguntas Frequentes. Especificamente, veja a tabela de compatibilidade do Creative Commons para compreender como pode ou não utilizar alguns dos recursos para compor seu REA.

Connexions

Connexions é um lugar para ver e compartilhar material educacional feito de fragmentos de conhecimento chamados de módulos, que podem ser organizados em cursos, livros, trabalhos etc.

Licenciamento: Todo o conteúdo está disponibilizado sob CC-BY.

Creative Commons

É uma forma de licenciar qualquer conteúdo de maneira mais precisa e aberta. O site oferece várias opções para o autor escolher como deseja que seu material seja utilizado por outros: com ou seu atribuição de créditos, com ou sem liberdade de alteração do conteúdo etc.

Licenciamento: todo o conteúdo está licenciado sob CC-BY.

DiscoverEd

É um protótipo de uma ferramenta de busca online desenvolvido pelo Creative Commons que facilita a procura por recursos educacionais na web.

Licenciamento: todo o conteúdo está licenciado sob CC-BY.

FreeSound

Freesound é um banco de dados colaborativo para navegar, baixar e compartilhar sons licenciados abertamente.

Licenciamento: possui 3 tipos de licenças. As de domínio Público CC0, Atribuição (BY) e Atribuição + Uso Não-Comercial (BY-NC).

GeoRed – Recursos Educativos Digitais para Geografia

O GEORED resulta de um projeto de colaboração entre a Associação de Professores de Geografia e o Departamento de Geografia do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa e é financiado pela Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação.

Licenciamento: todo o conteúdo está licenciado em CC-BY-NC-SA

Khan Academy

Uma biblioteca com mais de 1.600 tutoriais em vídeo sobre, principalmente, o currículo de matemática do K-12 e um crescente número deles sobre outras matérias.

Licenciamento: Todos os conteúdos estão licenciados sob CC-BY-NC-SA.

Maricopa Learning Exchange

Um site da Maricopa Community Colleges para seus estudantes. A troca de aprendizagem oferece “ideias, exemplos e recursos que proporcionam o aprendizado dos alunos”.

Licenciamento: o site adotou a licença CC-BY para todos os pacotes MLX.

MIT OpenCourseWare

É um repositório que contém material de 2000 cursos do MIT.

Licencimento: Todo conteúdo esta licenciado sob CC-BY-NC-SA.

MOODLE

É um software livre usado para criar cursos online e sites para alunos com conteúdo postado por professores.

Licenciamento: GNU GENERAL PUBLIC LICENSE

OER@AVU

Repositório da Universidade Virtual da África que visa fomentar a utilização dos 73 módulos desenvolvidos pelo projeto multinacional, somando ao impacto do projeto, para além de sua implementação inicial. Facilitar o acesso, uso, adaptação, e compartilhamento dos Recursos Educacionais Abertos da UVA. Contribuir para a disseminação de conteúdo Africano para o ensino superior na web e disponibilizar links para outros conteúdos focados no ensino superior disponíveis na web. Criar sinergias com outros portais REA como o OCW, MIT-LINK e MERLOT.

Licenciamento: todo o conteúdo está sob licença Creative Commons BY-SA.

OER Remix: The Game

Um jogo de cartas destinado a permitir uma série de combinações explorando os meandros de conteúdo aberto, problemas de compatibilidade entre licenças e as dificuldades que criam para quem quer remixar recursos educacionais abertos.

OER University

A universidade OER visa proporcionar aprendizado livre para todos os alunos, usando materiais. Ela está enraizada no serviço à comunidade e tem como missão desenvolver um universo paralelo de aprendizagem para aumentar e agregar valor aos sistemas de distribuição tradicionais pós educação básica.

Licenciamento:
todo o conteúdo está licenciado sob uma licença Creative Commons CC-BY-SA.

OLCOS – Open Learning Content Observatory Services

OLCOS, é um projeto que visa a promoção do conceito, a produção e uso de recursos educativos abertos na Europa.

Licenciamento: o site está sob uma licença Creative Commons BY-NC-SA.

Open CourseWare

O Open CourseWare é um esforço colaborativo de mais de 250 universidades em todo o mundo. No Brasil, a FGV e a Unicamp já se tornaram parceiras.

Licenciamento: todo o site da OCW está licenciado sob uma licença CC-BY.

Open Educational Resources

Foi criada para construir uma base de conhecimento acerca do uso e re-uso de recursos educacionais abertos. Como uma rede para materiais de ensino e aprendizagem, o site permite marcações, tags, medições e revisão de mais de 24 mil itens dos 120 provedores de conteúdo.

Licenciamento: o site está licenciado sob uma licença CC-BY-NC-SA.

Open Learn

Trata-se do site que dá acesso ao material da Open University, com recursos educacionais e espaço para fórum de discussão.

Licenciamento: exceto para os materiais de terceiros e indicação em contrário, o conteúdo deste site é disponibilizado
sob uma licença CC-BY-NC-SA.

Open Learning Initiative

A iniciativa é da Carnegie Mellon University e contém cursos altamente desenvolvidos, com ferramentas específicas para cada tópico.

Licenciamento: o site está licenciado sob uma licença CC-BY-NC-SA.

Oportunidad

O projeto pretende promover a adoção de práticas educacionais abertas e recursos educacionais abertos na América Latina como uma abordagem para desenvolver um espaço comum no ensino superior. A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer recursos educacionais livres em termos de aprendizagem informal e ao longo da vida.

Licenciamento: exceto onde indicado diferentemente, o conteúdo deste site é disponibilizadosob uma licença CC-BY-NC-SA.

P2P University

O princípio da Peer 2 Peer University é o de promover o conhecimento por meio da troca. O site contém cursos livres e recursos abertos. Qualquer pessoa pode produzir conteúdo e disponibilizá-lo no site.

Licenciamento: todo o conteúdo do site está licenciado sob uma licença Creative Commons CC-BY-SA.

Public Library of Science

PLOS é administrado por uma organização não-comercial de cientistas e físicos que desejam tornar aberta e acessível as literaturas médica e científica.

Licenciamento: exceto onde indicado diferentemente, o conteúdo deste site é disponibilizadosob uma licença CC-BY.

Recursos Educativos

Página do Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y Formación del Profesorado, onde se pode encontrar diversos recursos educativos para professores e para a comunidade educativa.

Licenciamento: o conteúdo está sob uma licença Creative Commons BY-NC-SA.

SAKAI

É uma plataforma de administração de cursos online de fonte aberta, ou seja, permitindo que instituições modifiquem o software de acordo com suas necessidades.

Licenciamento: exceto onde indicado diferentemente, o conteúdo deste site é disponibilizadosob uma licença CC-BY.

Temoa

É um distribuidor de conhecimento que facilita encontrar Recursos Educacionais Abertos e busca apoiar a comunidade educativa a encontrar recursos e materiais que satisfaçam suas necesidades de ensino e aprendizagem através de um sistema colaborativo de busca especializado e ferramentas sociais.

Licenciamento: os conteúdos das obras publicadas no site estão sob Licença CC-BY-NC-SA.

Twenty Million Minds

Uma nova iniciativa criada pela 20 Million Minds e pela Maxfield Foundation. O projeto busca produzir livros didáticos completos com o mesmo conteúdo que os textos comercialmente disponíveis, incluindo edições e opiniões de professores e guias de estudo.

Todo o conteúdo estará sob uma licença Creative Commons CC-BY e será lançado numa plataforma online, permitindo o remix e a impressão do material. Os organizadores esperam que os cinco primeiros livros sobre STEM estejam prontos no início de 2012.

Wikieducator

O Wikieducator é uma comunidade em evolução destinado à colaboração. Foca no planejamento de projetos de educação ligados com o desenvolvimento de conteúdo gratuito; desenvolvimento de conteúdo livre em Wikieducator para e-learning; trabalhar na construção de recursos educativos abertos (OERs) sobre como criar OERs.

Licenciamento: todo o conteúdo está licenciado sob uma licença Creative Commons CC-BY-SA.

Wikimedia Commons

A Wikimedia é um repositório central para fotos, diagramas, animações, música, textos falados, vídeos e mídias de licença livre de todos os tipos. Usa a mesma tecnologia wiki como na Wikipédia e assim qualquer pessoa pode editar sem ter nenhuma habilidade técnica avançada diretamente no navegador.

Licenciamento: todo o conteúdo está licenciado sob uma licença Creative Commons CC-BY-SA.

Wikipedia

É a campeã das enciclopédias colaborativas com, de acordo com o próprio site, quase 78 milhões de visitantes por mês e mais de 91 mil colaboradores ativos trabalhando em mais de 16 milhões de artigos em mais de 270 idiomas.

Licenciamento: todo o conteúdo está licenciado sob uma licença Creative Commons CC-BY-SA.